Fundada em 1987, a Dental Solident atua na distribuição de insumos, equipamentos e instrumentais odontológicos para todas as especialidades. São mais de 10 mil itens que garantem um portfólio completo na odontologia: Dentistica, Endodontia, Cirúrgia, Ortodontia e muito mais.
Toda a operação da empresa está centralizada em São Paulo, com profissionais treinados e capacitados em todas as áreas.

terça-feira, 8 de março de 2016

Saiba como combater as aftas e voltar a comer em paz

Aumentar a higiene bucal nesse período ou fazer sessões de laserterapia podem trazer alívio e facilitar a ingestão de alimentos


Tem coisa mais chata do que não conseguir comer por causa de uma ou mais aftas? Bastante doloridas, essas pequenas úlceras que aparecem na mucosa da boca têm o poder de acabar com o apetite de qualquer pessoa. Mas há como tentar evitá-las ou pelo menos amenizá-las e é isso que essa matéria vai mostrar para vocês. Confira!

Para começar, você sabe porque as aftas doem tanto? Porque elas estão inflamadas, fato que deixa as bactérias da boca muito felizes. “Quando temos aftas as bactérias tentam invadir nosso organismo através delas deixando as terminações nervosas da ferida extremamente sensíveis e doloridas”, diz Celso Lemos, professor associado do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP).




Ter aftas de vez enquando e em determinados períodos da vida é absolutamente normal. O que não é normal é ter múltiplas aftas novas toda semana ou aftas que duram mais de 15 dias


Dicas de combate 

Existem três tipos de aftas, mas as mais comuns são as que aparecem como pequenas bolinhas redondas e esbranquiçadas que duram de 7 a 14 dias e não deixam cicatrizes quando vão embora. Por não terem uma causa definida elas não são tão fáceis de serem combatidas. Mas calma, há solução!.
“A maioria dos pacientes sentem uma melhora nos sintomas com o uso de corticóides tópicos ou fazendo bochechos antisépticos. Há ainda a opção da laserterapia de baixa intensidade que tem efeito analgésico e antinflamatório”, diz o especialista.
Como as bactérias da boca ajudam aumentar a dor, acentuar a higienizaçõ bucal nesse período é fundamental. Escove os dentes com mais frequencia e atenção. Entre os antisépticos bucais existentes, os mais eficazes para esse caso são os a base de clorexidina ou lidocaína a 2%.

Ir direto na causa 

Tentar combater ou diminuir os motivos que causaram as aftas também pode ser uma boa opção. “Trauma mecânico, hipersensibilidade a determinados alimentos, ingestão de alguns medicamentos e estresse também podem causar aftas. Há pacientes que relatam ter aftas depois de ingerirem frutas cítricas como abacaxi e laranja, ou seja, se eles querem acabar com as aftas têm que evitar consumí-los. Mas vale lembrar que esses fatores desencadeadores variam de uma pessoa para a outra”, diz a especialista.

Ligação com outras doenças 

Na maioria dos casos, as aftas se apresentam como um problema da boca sem relação com outras doenças, porém, em alguns casos elas podem estar relacionadas com outros problemas como ulcerações genitais, problemas de pele e distúrbios gástricos.
“Um paciente que apresenta aftas com frequencia precisa passar por uma avaliação médica para que sejam eliminadas as possibilidades dele ter outras doenças mais sérias como deficiências nutricionais, inflamações vasculares, HIV e Síndrome de Reiter (uma espécie de artrite), por exemplo”, diz Celso.

Ter aftas é normal, mas cuidado! 

Ter aftas de vez enquando e em determinados períodos da vida é absolutamente normal. O que não é normal é ter múltiplas aftas novas toda semana ou aftas que duram mais de 15 dias. “Como recomendação geral, qualquer ferida da boca, seja ela afta ou não, que permaneça por mais de 15 dias deve ser examinada por um especialista”, diz Celso.