Fundada em 1987, a Dental Solident atua na distribuição de insumos, equipamentos e instrumentais odontológicos para todas as especialidades. São mais de 10 mil itens que garantem um portfólio completo na odontologia: Dentistica, Endodontia, Cirúrgia, Ortodontia e muito mais.
Toda a operação da empresa está centralizada em São Paulo, com profissionais treinados e capacitados em todas as áreas.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Diabetes e a saúde bucal.



Portadores do diabetes têm maior chance de sofrer com doenças gengivais, como gengivite e periodontite,candidíasexerostomiaúlceras,infecçõeshalitosecáries e perda dos dentes.
Foto: Revista Saúde
Quando o paciente está com a doença descompensada, seu sistema imunológico fica deficiente, deixando a pessoa mais vulnerável a processos infecciosos causados por bactérias e fungos. Atividade física e uma dieta alimentar equilibrada são fundamentais para o controle do diabetes.
Já existem profissionais especializados em tratar diabéticos. Por isso, o cirurgião-dentista deve ser avisado pelo paciente logo na primeira consulta. Pessoas com diabetes necessitam de cuidados especiais.
É importante realizar o exame da mucosa, língua e dentes em todas as consultas. Caso o paciente apresente alguma manifestação da doença, o cirurgião-dentista deve encaminhar o paciente ao endocrinologista para avaliação e controle da hipertensão arterial, complicações da doença e medicação utilizada. Além disso, é de extrema importância a solicitação de exames como hemograma, hemoglobina glicosilada e glicemia no início do tratamento.
Esses são os testes para diagnosticar o diabetes:
  • Glicemia: picada no dedo. Dosa o nível de glicose circulante no corpo naquele momento.
  • Hemoglobina glicada: reflete a média de açúcar no sangue dos últimos 60 a 90 dias. O resultado sai em até 48 horas.
  • Tolerância à glicose: são coletadas duas amostras de sangue e, no intervalo entre elas, a pessoa ingere uma solução açucarada. O laboratório compara a taxa de glicose de ambas para revelar a resistência à insulina de cada indivíduo.
Importante: quem tem diabetes é sensível a qualquer tipo de trauma, o que fará aumentar os níveis de cortisol. Esse hormônio, por sua vez, fará a glicemia sumir. Por isso, se esse paciente for submetido a um tratamento bucal de grande extensão, deverá ser avisado de que o percentual de açúcar no sangue poderá aumentar. Além disso, os diabéticos apresentam dificuldade de cicatrização, o que pode se tornar dramático em procedimentos cirúrgicos e no tratamento da doença periodontal*.
*Extraído do livro Abra a Boca, Dr Fábio Bibancos
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes, Colgate, Revista Saúde, Blog Dr. Drauzio, Portal Terra, Instituto Smile
FONTE: http://www.clinicacamiladutra.com.br/blog/?p=325