Fundada em 1987, a Dental Solident atua na distribuição de insumos, equipamentos e instrumentais odontológicos para todas as especialidades. São mais de 10 mil itens que garantem um portfólio completo na odontologia: Dentistica, Endodontia, Cirúrgia, Ortodontia e muito mais.
Toda a operação da empresa está centralizada em São Paulo, com profissionais treinados e capacitados em todas as áreas.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Cuidado com os apetrechos de higiene bucal

Como se sabe, os ambientes mais propícios para proliferação das bactérias são quentes, úmidos e abafados, situação presente na boca.

 
Os cuidados com os apetrechos que você usa para manter sua saúde bucal, também são importantes. Há pelo menos 900 espécies de bactérias capazes de sobreviveram até 24 horas sob as cerdas das escovas dentais, multiplicando-se e entrando em contato novamente a cada escovação feita.

 
Desta forma estamos propiciando uma maior ocorrência de doenças bucais como cáries, doenças ligadas à gengiva e lesões na mucosa. As pessoas tem pouco cuidado na forma em que guardam e mantém suas escovas dentais. Com o fio dental tem-se menos problemas já que ele acaba sendo descartado após o uso, mas cuidados com a embalagem também merecem atenção. Os colutórios bucais, da mesma forma, devem ser usados corretamente. Nada de ficar colocando a tampa do produto na boca e devolvendo-a para o frasco.

 
Dicas para manter seus apetrechos de higiene bucal mais seguros e limpos:

 
1.> A escova dental deve ser lavada após o uso com água corrente, batida na pia para eliminar o excesso de água e borrifada na parte das cerdas com algum agente antimicrobiano, como os colutórios bucais. Há algum tempo tem sido usada à solução de clorexidina a 12 % para assepsia de diferentes utensílios. Após isso, seca-se a escova com papel descartável e acondicione-a em um armário que esteja também livre de umidade e sujeira. Já começa a aparecer no mercado escovas com agentes antimicrobianos nas cerdas, o que garantiriam uma maior segurança. É claro que, ao primeiro sinal de manchas ou algo diferente na escova, se deve trocá-la, lembrando que é obrigatória a troca da mesma em até três meses.

 
2.> O fio dental deve ser retirado da embalagem com as mãos limpas e em seguida fechada a tampa. Deve-se ter cuidado para não deixar entrar água dentro da caixa. Nem deixar beiradas de fio dental do lado de fora da embalagem.

 
3.> Os colutórios para bochecho tem a famosa tampa que a maioria das pessoas usa não só como dosador, mas como meio de transporte do produto à boca. É prático, sem dúvida alguma, mas não é correto. Devem-se ter uns copos pequenos, descartáveis, e usá-los para levar o liquido até a boca. 


Tem um fato importante a lembrar, em conversa com um paciente, ele relatou que foi a uma churrascaria famosa em São Paulo, onde se sentiu à vontade para usar  o colutório para bochecho em galão, disponível aos clientes, com os devidos copos descartáveis no banheiro. Nada disso, sabe-se que coliformes fecais, principalmente após o uso das descargas “voam” por toda a proximidade do vaso sanitário, podendo contaminar tudo a sua volta. Isso serve não só para os lugares públicos, mas também para nossas casas. O assunto pode parecer desagradável, mas é sério.

Odontoma composto e complexo

          Um dos tumores odontogênicos mais comuns na cavidade bucal é o odontoma. São considerados mais como anomalias que ocorrem durante o processo de desenvolvimento de um dente do que uma neoplasia propriamente dita.

     A prevalência do Odontoma é maior do que a soma de todos os outros tumores odontogênicos. Pode ser dividido em dois tipos: Odontoma Composto e Odontoma Complexo.






O Odontoma Cosposto é formado por muitas estruturas pequenas e disformes semelhantes a dentes. Recentemente um caso bem atípico chamou a atenção da mídia mundial. Um






jovem indiano de 17 anos foi operado desta lesão e foram removidas num total de 232 “dentes”.        Claro que a mídia gosta de chamar a atenção para a notícia mas se você observar as estruturas são muito disformes e apenas algumas podem ser consideradas mini dentes ou dentículos como queiram.


       Já o Odontoma Complexo é uma massa aglomerado formado por esmalte e dentina que não lembra a estrutura de um dente. Esta lesão em alguns casos pode aparentar uma mistura dos dos tipos o que na minha opinião é o que se mostra na lesão apresentada pelo garoto indiano (veja as imagens).

        Na grande maioria dos casos de odontoma ele apresenta-se assintomático e o paciente descobre que tem em exames radiográficos de rotina em consultório do dentista.

A remoção do odontoma é feito cirurgicamente e o prognóstico ao paciente após sua remoção é bem favorável